A Casta Avesso
A casta Avesso tem habitat tradicional aqui na sub-região de Baião e nos seus solos graníticos. Com bagos de película fina, frágeis e sensíveis, é muitas vezes apelidada de difícil e de prima donna.
Os vinhos desta casta têm aromas singulares, combinando a expressividade cítrica, com delicados perfumes de maçã e flores brancas. Na boca reconhecemos a estrutura mineral, o lado seco e a expressividade da acidez, do equilíbrio e dos longos finais de boca.
Trabalhar o Avesso é um desafio que abraçamos com amor. Tem tanto de exigente como de gratificante e os seus vinhos são, afinal, o belo reflexo do nosso terroir.
Os Vinhos
Se na vinha trabalhamos em modo de produção biológica certificado, na adega, os nossos vinhos brancos e rosés são fruto de uma enologia precisa, mas pouco interventiva. Usamos métodos de vinificação clássicos, procurando dar reflexo aos solos e às características intrínsecas das nossas castas.
Apesar de estarmos integrados na região dos vinhos verdes e como resultado dos nossos padrões de qualidade, os nossos vinhos têm potencial de envelhecimento em garrafa. Em anos especiais, produzimos vinhos únicos, como o nosso Covela Fantástico.
Os nossos vinhos são gastronómicos e mostram o seu máximo potencial em harmonia com uma boa mesa.
A Região
A Quinta da Covela faz parte da região demarcada dos vinhos verdes, na sub-região de Baião, numa zona conhecida como Douro Verde. São 36,5 hectares de um belíssimo anfiteatro natural, dos quais 14ha são de vinha. Os solos são graníticos, originando o caracter mineral tão apreciado nos nossos vinhos.
Como noutras regiões de Portugal, aqui é comum existirem diferentes castas plantadas. Sendo por isso possível produzir diferentes combinações e diferentes tipos de vinho, sejam monocastas, ou vinhos de lote. Das diferentes castas que dispomos, o Avesso é aquela que consideramos ser a máxima expressão do nosso terroir.